sexta-feira, 10 de setembro de 2010

GRAFFITI EM PET

 GRAFFITI EM PET

O PET é um material termoplástico. Isto significa que ele pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.

A embalagem de PET quando reciclada tem inúmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto vista da energia consumida (requer, em média, apenas 30% da energia necessária para a produção de matéria-prima), consumo de água, impacto ambiental, benefícios sociais (geração de empregos de catadores, sucateiros, operários, etc.), entre outros.

Diversos produtos podem ser produzidos a partir da reciclagem do PET, como:
indústria automotiva e de transportes - tecidos internos (estofamentos), carpetes, peças de barco; pisos - carpetes, capachos para áreas de serviços e banheiros;
artigos para residências -enchimento para sofás e cadeiras, travesseiros, cobertores, tapetes, cortinas, lonas para toldos e barracas; artigos industriais - rolos para pintura, cordas, filtros, ferramentas de mão, mantas de impermeabilização;embalagens - garrafas, embalagens, bandejas, fitas;enfeites-têxteis, roupas esportivas, calçados, malas, mochilas, vestuário em geral; uso químico - resinas alquídicas, adesivos.

No entanto o crescimento da produção dessas embalagens de plástico é considerado um grande problema ambiental, principalmente por gerar poluição de rios e pela demora no período de decomposição do material: cerca de 450 anos.

A introdução da embalagem de PET (polietileno tereftalato) no Brasil, em 1988, além de trazer vantagens ao consumidor, trouxe também o desafio de sua reciclagem, que nos fez despertar para a questão do tratamento das 200 mil toneladas de lixo descartadas diariamente em todo Brasil. 

A conclusão é de que não é o PET o grande vilão na poluição, mas sim a maneira como o descartamos. Consumo e descarte conscientes: a sociedade, o meio ambiente e o seu bolso agradecem!

Curiosidades:
- A reciclagem de uma tonelada de PET economiza 130 Kg de petróleo.
- As garrafas de PET usadas são reaproveitáveis especialmente como matéria-prima da indústria têxtil - Cinco garrafas de PET de dois litros são suficientes para fabricar uma camiseta tamanho extra-grande ou 33 cm2 de carpete.
- 68% de todo refrigerante produzido no país é embalado em garrafas PET.


Fonte: Abipet 

ARTE , CIDADANIA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL  -

  ZECA DEL BUENO

Um comentário: